Os tópicos abordados neste artigo são:
- O que é o plano de saúde empresarial e como ele funciona?
- Como funciona a coparticipação?
- Criação e gerenciamento do plano de saúde
- Associação dos planos de saúde aos trabalhadores e dependentes
- Fechamento mensal do plano de saúde
- Reembolso do pagamento do plano de saúde
- Exemplo de configuração do plano de saúde
Artigos relacionados:
O que é o plano de saúde empresarial e como ele funciona?
O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido por empresas aos seus funcionários e dependentes, proporcionando acesso a serviços médicos, hospitalares e odontológicos. Esse tipo de plano pode ser contratado por empresas de qualquer porte: pequeno, médio ou grande.
Modalidades do plano de saúde empresarial:
- Plano médico – Cobre internações, cirurgias e consultas e exames fora do ambiente hospitalar.
- Plano odontológico – Oferece cobertura para tratamentos dentários.
Como funciona a coparticipação?
A coparticipação é um modelo no qual o valor do plano é divido entre taxa e serviço.
A Taxa - é um valor mensal, normalmente tabelado de acordo com a idade do beneficiário.
O Serviço - é o valor correspondente à utilização do plano (quando há coparticipação), como consultas, exames e procedimentos.
Um cenário comum é quando a empresa arca com a mensalidade base do plano (taxa), enquanto o colaborador contribui com um valor da coparticipação (serviço) ao utilizar determinados serviços, como consultas, exames e procedimentos.
Porém, a coparticipação pode ser paga também pela empresa junto com a taxa, ou até mesmo o funcionário pagar tanto a taxa quanto o serviço. Tudo depende da forma praticada pela empresa e pode ser aplicada nas configurações do plano.
Como configurar a coparticipação no sistema
Na criação do plano de saúde, será apresentada a opção Plano com coparticipação. Ao marcar essa opção, a coparticipação será ativada, e você informará se os valores de coparticipação (serviço) serão descontados do trabalhador:
- Não desconta: O empregador não descontará do trabalhadores os valores da coparticipação
- Percentual do benefício: Será descontado do trabalhador um percentual dos serviços utilizado no período.
- Total do benefício: O valor total dos benefícios serão descontados em folha.
Criação e gerenciamento do plano de saúde
Para criar ou gerenciar o plano de saúde, acesse o menu Benefícios/Configurações e acesse a aba Plano de saúde. Nesta tela você deve clicar no menu de contexto() para acessar a tela de planos de saúde, onde você poderá gerenciar e criar novos planos
Ao criar, você pode selecionar o tipo de plano (médico ou odontológico) e definir a coparticipação, caso aplicável.
Após inserir corretamente o CNPJ e o número de registro da ANS, o próximo passo é configurar os valores do plano, incluindo as faixas etárias, a data de vigência e a idade limite para cada categoria.
As faixas etárias nos planos de saúde determinam o valor da mensalidade com base na idade do beneficiário, seguindo os critérios estabelecidos pela ANS.
Associação dos planos de saúde aos trabalhadores e dependentes
Após criar o plano, é necessário associá-lo ao trabalhador e ao dependente, faça isso na tela de configurações. Caso o dependente não esteja cadastrado no sistema, você pode adicioná-lo clicando nos três pontos localizados na parte superior da ficha do colaborador.
Para realizar a associação, acesse a ficha do trabalhador, onde estarão disponíveis as opções de plano médico e odontológico. Em seguida, clique em "Sem plano" para efetuar a associação.
Alterando a associação
Após associar o plano, você pode excluí-lo ou gerenciá-lo clicando sobre ele. Na seção de gerenciamento, é possível definir as datas de início e término da vigência para o colaborador e o dependente, além de alterar o número do plano.
Fechamento mensal do plano de saúde
Ao acessar a tela do plano de saúde do período correspondente Menu > Benefícios > Plano de Saúde, é possível realizar o cálculo do fechamento mensal clicando no botão de Cálculo .
Após a finalização do cálculo, ao abrir a ficha do trabalhador, serão exibidos todos os valores, incluindo o montante pago pela empresa e o valor descontado do colaborador. Os valores pagos pelo trabalhador serão incluídas como desconto na folha de pagamento mensal, com os dados do plano e dos dependentes, caso existam. Ao clicar no valor total, é possível alterá-lo manualmente.
Reembolso do pagamento do plano de saúde
Em alguns casos, quando o beneficiário realiza o pagamento de um serviço por conta própria e será reembolsado por isso, o valor pode ser incluído para reembolso em folha.
Clicando no ícone de três pontos localizado ao lado do período, será possível fazer a inclusão de reembolsos. Nessa seção, é possível selecionar o tipo de reembolso e indicar se o reembolso foi realizado no ano vigente ou referente ao ano anterior.
Exemplo de configuração do plano de saúde
Ao acessar a tela de configuração do plano de saúde, você verá um ícone com três pontos na parte superior. Clique nele para acessar a tela de planos.
Clique em Novo plano de saúde para criar um novo plano. Selecione o tipo de plano desejado e, logo abaixo, indique se ele possui ou não coparticipação. No exemplo a seguir, o plano possui coparticipação, onde a taxa fixa é paga pela empresa e os serviços são pagos pelo trabalhador. Além disso, a faixa de valor está ajustada para cada 30 anos, com valores decrescentes.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.