Ao realizarmos o cadastro das empresas, e funcionários em sistema, é sempre comum a dúvida sobre qual evento enviar primeiro ao e-social.
Temos duas situações, que são para empresas ainda não cadastradas no portal esocial, e para empresas que já possuem seus cadastros no portal esocial.
Cadastro inicial de empresas no portal esocial:
Neste caso, onde a empresa não possui nenhuma informação no portal esocial, os envios deverão ser realizados seguindo a ordem descrita abaixo:
- Os primeiros envios necessários são os de Tabelas:
Empregador, estabelecimento, lotação tributária, e após, as rúbricas.
Para envia-los, basta acessar: Menu> esocial> central de envios esocial> + criar evento> + evento de tabelas, e selecionar um por vez, e transmitir ao portal.
- Após todos os eventos de tabelas serem enviados e aceitos, deverá realizar a transmissão dos eventos Não Periódicos, para que seja possível informar as admissões dos funcionários.
Para isso, basta seguir o passo a passo: Menu> esocial> central de envios esocial> + criar evento> + evento não periódico. Após, selecione o evento de admissão, ou o evento não periódico que deseja enviar, e transmita.
- Feito os envios acima, será a hora de realizar os envios Periódicos (envios mensais).
Para isto, basta acessar a central de envios, clicar em Periódicos, e realizar os envios primeiro das remunerações, após pagamentos, e após, fechamento. E assim, as informações da empresa, funcionário, e folhas mensais, estarão todas inclusas no portal esocial.
Segue link abaixo com o passo a passo do processo de envios periódicos:
https://ajuda.calculato.com.br/hc/pt-br/articles/9016370838541-Sobre-Eventos-Peri%C3%B3dicos-do-eSocial
Empresas que já possuem cadastro no Portal esocial:
- Para as empresas que já possuem cadastro no portal esocial, o primeiro passo é verificar se as informações do Empregador, Lotação, e estabelecimento estão preenchidas corretamente na plataforma. (O cadastro em sistema, precisa conter as mesmas informações existentes no portal esocial)
- Após realizar o cadastro da empresa no sistema, será necessário realizar o envio das Rubricas, em Transmissão de tabelas> + criar evento> + evento de tabela > rubricas.
- Um ponto importante a ressaltar, que para empresas que possuem Pro labore, e funcionários já enviados anteriormente ao esocial, será necessário analisar o número de matrícula e categoria de cada um no portal esocial, e informar exatamente igual na plataforma, para que os envios dos mesmos sejam aceitos.
Em alguns casos, há cadastros de diretores que foram enviados em versões anteriores ao esocial, e por isso, não possuem matrícula informada para o mesmo no portal esocial. Nestes casos, deverá acessar o cadastro do diretor/ sócio, e informar que o mesmo foi enviado em versão anterior, para que os envios sejam aceitos, e a matrícula informada em sistema inclusa no cadastro dele.
Para isso, deverá acessar Menu> trabalhadores, entre no cadastro do diretor, clique em Configurações e marque a opção informada conforme print abaixo:
- Feito isso, poderá seguir normalmente com os envios das folhas mensais em Transmissão de Periódicos.
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