O Fechamento na Calculato é a consolidação dos cálculos realizados em um período. Cálculos de Folha Mensal, férias, adiantamentos e rescisões refletem no fechamento mensal e se tornam parte do agregado de informações que são enviadas ao governo.
Deste modo, antes de realizar um fechamento, todos os outros processamentos devem ser feitos anteriormente, pois após a consolidação do fechamento o período fica "trancado" para novas alterações.
Pode ser comum que ao realizar o fechamento, o gestor do sistema acabe esquecendo algum detalhe ou etapa e só perceber após finalizar todo o processo. Para evitar isso existe o Fluxo de Fechamento.
O que é o Fluxo de Fechamento?
A definição de fluxo é o ato de fluir, movimento contínuo de algo que segue um curso. E é nesse formato que você fará seu fechamento mensal, através de um curso de etapas onde você poderá gerenciar e customizar as informações em cada uma delas, e no final obter o resultado assertivo de que nenhuma etapa do seu fechamento mensal da folha de pagamento foi esquecido.
Onde iniciar o fluxo?
Você pode acessar o fluxo diretamente do console inicial no quadro de tarefas clicando em Processar Folha, ou em Menu>Fechamento>Fluxo de Fechamento.
Selecionando o período do Fluxo
Antes de iniciar o fluxo, é necessário selecionar o período de referencia das informações que serão processadas. Caso selecione um período que já foi previamente executado através do fluxo, o sistemas te levará diretamente para o último passo, o resumo.
Passo 1: Trabalhadores
Na etapa inicial, você tem uma lista dos trabalhadores que serão incluídos no fluxo, e nesta lista você poderá adicionar, remover ou editar movimentos do período como: horas extras, atrasos e faltas. Nesta tela você tem também um resumo dos salários, horas mensais e clicando no menu de contexto é possível selecionar trabalhadores para serem ignorados neste fluxo.
Passo 2: Lançamentos
A etapa de lançamentos é o local onde você tem uma lista similar à de trabalhadores, porém aqui estarão listados os lançamentos financeiros de cada trabalhador. Também é possível incluir, alterar ou remover adiantamentos, descontos de benefícios e lançamentos por fórmulas em rubricas.
Passo 3: Folha Mensal
Ao iniciar a etapa de folha mensal, o sistema irá gerar os cálculos e demonstrativos de todos os trabalhadores do fluxo. Após os cálculos, será apresentada uma lista com os trabalhadores e os totais da folha de cada trabalhador. Para conferir, baixar ou editar um demonstrativo, basta clicar na linha do trabalhador.
Passo 4: Fechamento
Na etapa de fechamento, o sistema irá consolidar os cálculos de folha gerados na etapa anterior e realizará a totalização do empregador por local e lotações. Verifique aqui os totais de tributos, acesse relatórios e insira a data real em que será realizada o pagamento.
Passo 5: eSocial
Após a realização do fechamento, o sistema irá gerar automaticamente todos os eventos periódicos do período na etapa do eSocial. Clique em iniciar transmissão para que o sistema comece os envios de forma sequencial de todos os eventos e acompanhe nesta tela o progresso dos envios.
Caso algum evento seja recusado por qualquer motivo, o sistema irá interromper os envios e você deverá tratar diretamente os erros através da Central de Envios do eSocial.
Após o envio, ou se desejar continuar sem completar essa etapa, basta clicar no botão para continuar.
Passo 6: Resumo
Se chegou aqui, então seu fluxo de fechamento mensal está completo. A partir de agora você não poderá mais alterar dados do período ou recalcular folha. Se desejar, pode reiniciar o fluxo através do link nesta tela.
Aqui também serão apresentadas informações úteis sobre o fechamento, totalizadores e a possibilidade de disponibilizar os demonstrativos aos trabalhadores, ação que fará com que o sistema envie a todos um e-mail informando da disponibilização.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.