O que são relatório analíticos
Os relatórios analíticos no Calculato Folha são uma arma poderosa e extensa para gerar absolutamente qualquer tipo de análise de informações, pois são completamente customizáveis.
A central de relatórios é separada por grupos de relatórios que se relacionam entre si, são eles:
- Trabalhadores
- Movimentos
- Lançamentos
- Folha Mensal
- Férias
- Décimo Terceiro
- Fechamento
Emitindo um relatório customizado
Primeiro deve-se escolher um grupo de relatório do qual pertence a informação que se está procurando.
Ao clicar no grupo (ex: Trabalhadores) você tem uma tela de configuração do relatório que será gerado:
- Agrupar: Aqui você seleciona um campo do qual será feito o agrupamento do relatório, todo relatório precisar ser agrupado por alguma informação, por exemplo Tipo de Categoria;
- Período do Relatório: Neste campo, será possível informar um período de até um ano para que seja filtrado registros antigos e irrelevantes, no caso dos trabalhadores, serão emitidos os trabalhadores ativos neste período. Em algum relatórios onde esse campo não faz sentido, ele é ignorado.
- Campos Relatório: Aqui serão selecionados os campos que serão colunas no relatório a ser gerado, você tem a possibilidade de escolher múltiplos campos;
- Adicionar Filtros: Este campo serve para que você crie filtros nas informações que serão listadas, exemplo: Filtro Local - MATRIZ, serão listados apenas trabalhadores alocados neste local;
Ao clica em Gerar você será redirecionado para a tela de visualização de relatórios, onde a primeira visão será do relatório por grupos. Se houver mais de um grupo, eles virão fechados, você pode expandir todos os grupos clicando no ícone abaixo do título do relatório:
Exportar relatório em PDF (Download)
No lado direito do título do relatório, clique no ícone PDF para emitir o relatório em PDF e realizar o download automaticamente. É importante ressaltar que o relatório será impresso como um espelho do que está na tela, ou seja, os grupos que estiverem fechados serão impressos fechados.
Salvando as personalizações de um relatório
É comum que após configurar e emitir um relatório, você queira emitir um com as mesmas configurações no futuro, pensando nisso fizemos a funcionalidade de salvar as configurações de um relatório para que posteriormente você não precise refazer. Veja como salvar as configurações de um relatório:
- Após configurar e emitir um relatório, clique no ícone de salvar personalização:
- Confira as informações de personalizações apresentadas no resumo e complete as informações das quais serão utilizadas para salvar a personalização, um nome para identificação, o título que será emitido no relatório, opcionalmente um subtítulo, layout da página e alguma observacão interna, se desejar.
- Clique em Salvar Personalização
- Na área principal de relatório, veja o relatório que foi salvo na seção de Relatórios Personalizado, e clique no mesmo para que as configurações salvar sejam carregadas automaticamente
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.